Desenvolver para solucionar, ousar para inovar
Por Elton Martins
Se o mundo parece que evolui rápido para você, imagine para quem trabalha com tecnologia. Saímos dos disquetes para os pen drives em um zapt, e a migração dos pendrives para o armazenamento na nuvem está acontecendo em um zupt. Desenvolvedores e consultores de tecnologia veem novidades chegando a todo tempo, mas o segredo do sucesso tem muito mais a ver com saber aplicar essas inovações no cotidiano das pessoas. Afinal, de que vale uma ideia inovadora na mão, mas dois usuários voando durante a utilização?
Por isso, tenho feito na Devell um movimento de transformação contínuo, buscando a melhor forma de resolver as dores dos nossos clientes. É o que as startups chamam de “pivotar”, de girar sob a mesma base em uma nova direção. Não é fácil, mas me orgulho de ver a equipe da Devell se desdobrando para fazer diferente, criando soluções que são práticas e que funcionam na vida real, e não só no ambiente ideal das linhas de código.
O que eu sempre quis foi fazer a Devell ser o que o livro Wikinomics chamou de “ideágora”: uma ágora de ideias, um lugar de discussão e colaboração para desenvolver respostas para os problemas do mundo. Nosso primeiro movimento nesse sentido foi deixar para trás a visão de sermos uma “fábrica de software”, já que não era como se o time fosse receber um “manual de instruções” com o passo a passo de como montar um app ou sistema. O que fazemos é muito mais uma engenharia, uma consultoria, um trabalho colaborativo com o cliente para descobrir juntos como resolver os desafios deles com as ferramentas que temos na tecnologia. Tenho orgulho de ver nossa a atuação em parceria com os clientes, desenhando juntos as soluções que fazem as corporações e operações rodarem melhor. Nossos cases não me deixam mentir, com projetos bem sucedidos tanto na automação da gestão de processos quanto na criação de aplicativos de gamificação.
A cada projeto desafiador, senti crescer em mim e no meu time uma vontade de ir mais longe. De resolver os grandes desafios do mercado e das corporações, usando o nosso conhecimento para propor respostas para os problemas da atualidade. Hoje temos a oportunidade de colaborar e fazer parcerias com companhias que buscam evoluir por meio de processos de inovação aberta, quando grandes empresas descrevem as principais dores dos seus setores para que todos possam buscar juntos maneiras de resolvê-las. É o que têm feito marcas como Kimberly-Clark, TIM, Rede D’Or, CNI, Cogna e GPA, com iniciativas de Corporate Venture Capital que investem em novas soluções e produtos, colaborando com parceiros externos que se mostram capazes de ajudá-las a superar muitos dos seus desafios.
É para essa direção que quero levar a Devell. Quero ver meu time atuando ainda mais na idealização, gestão e desenvolvimento de projetos e produtos que respondam às questões e situações do nosso mundo. Seguiremos acompanhando e apoiando nossos clientes nas suas soluções, mas ao mesmo tempo que vamos nos arriscar mais na criação de projetos ousados, inovadores e inéditos. Não vejo a hora de poder apresentar a vocês nossas próximas aventuras.
Quer ficar sabendo primeiro sobre as próximas novidades da Devell em áreas de inovação? Acompanhe minhas postagem clicando no botão “seguir”.