Skip links

Terra Nua: um app com o propósito de ajudar a preservar o meio ambiente

Terra Nua: um app com o propósito de ajudar a preservar o meio ambiente

Ao mapear processos de erosão e derramamentos de lama de barragem de rejeitos, o Terra Nua será um parceiro para a prevenção de desastres ambientais e maior controle na tomada de decisão para fins de recuperação de áreas degradadas.

Por Elton Martins.

Não foram só as queimadas na Amazônia que trouxeram os debates sobre a importância da preservação do meio ambiente para o centro das nossas conversas. Bem antes disso, o Brasil lidou com dois grandes desastres ambientais – o rompimento das barragens de Mariana, em novembro de 2015, e de Brumadinho, mais cedo neste ano. No entanto, mais do que lamentar os danos imensuráveis que sofremos – que impactaram pessoas, animais, rios, árvores e águas – é preciso agir e buscar por soluções que permitam evitar que situações como essas voltem a ocorrer.

Na Devell, sempre nos esforçamos em enxergar o propósito das soluções que desenvolvemos, e no projeto Terra Nua foi inevitável deixar de perceber o tamanho do impacto possível de ser mapeado por meio das nossas linhas de código. Usando a nossa expertise tecnológica, nos tornamos sócios de grandes especialistas da área ambiental para desenvolver um app que poderá ajudar na preservação do nosso meio ambiente: o app Terra Nua. Idealizado pelo mineiro Gil Júlio de Souza Netto, especialista em engenharia de água e solo e fundador da ASP Engenharia e Facilities, o aplicativo tem como objetivo oferecer uma ferramenta que ajudasse a mapear processos de degradação ambiental para prevenir desastres ambientais e auxiliar gestores a tomar melhores decisões para a recuperação dos locais afetados.

Monitorando áreas degradadas através de colaboração e geolocalização

O Brasil possui a segunda maior cobertura vegetal do planeta, mas é também um dos campeões em desmatamento. De acordo com dados recentes da Global Forest Watch, perdemos 53.8 milhões de hectares de cobertura arbórea entre 2001 e 2018, o que significa uma redução de 10% da área de florestas nas últimas duas décadas.

Uma das formas apontadas pelos especialistas para reduzir a degradação ambiental é ter mais rigor no gerenciamento, controle e fiscalização das áreas afetadas. E, nesse sentido, eu posso afirmar com segurança: a tecnologia pode ser uma grande aliada.

Ao planejar o desenvolvimento do aplicativo e do sistema Terra Nua, em parceria com engenheiros mestres e doutores que são especialistas em soluções ambientais, nos empolgamos ao perceber que poderíamos ajudar a monitorar os níveis de desmatamento e degradação do solo por meio de uma combinação de tecnologias de geolocalização e de coleta de dados. Ao criar um sistema capaz de reunir as informações e aplicar metodologias de análise de dados (Data Analytics), combinado com ferramentas de geoprocessamento, o Terra Nua pode estabelecer diversos cenários que podem indicar quais as principais estratégias a serem tomadas pelos usuários da plataforma para fins de recuperação de áreas degradadas, controle de processos erosivos, gestão da qualidade dos recursos hídrico, entre outros.

Múltiplas especialidades, maiores impactos

Embarcamos como sócios no Terra Nua porque compreendemos que mais do que ter a capacidade tecnológica de ajudar a colocar o projeto de pé, poderíamos criar junto ao time do projeto uma solução extremamente útil para decidir as melhores estratégias ambientais de grandes empresas e órgãos que lidam com desafios ambientais. Ao mapear e acompanhar a degradação ambiental, os dados também ajudam, por meio de técnicas de geoprocessamento, a fazer previsões dos riscos ambientais, permitindo a tomada de decisão para corrigir a situação ou evitar catástrofes.

Para a Devell, é um projeto empolgante, diferente e cheio de propósito, que envolve toda a nossa equipe, além de incluir profissionais dos mais diversos setores e formações – estão na mesa decidindo os rumos do Terra Nua investidores, biólogos, doutores e mestres em conservação ambiental, pesquisadores e acadêmicos, desenvolvedores e ambientalistas. Reunimos sob uma mesma plataforma imagens, fotos, vídeos e dados sensoriais, além de diretrizes e informações vindas de reconhecidas pesquisas acadêmicas, e nesse sentido nossa expertise em Data Analytics é um grande diferencial nessa jornada de combinar dados de todos os tipos e de várias origens, gerando diretrizes que ajudam a garantir a conservação ambiental. Essa capacidade de atuar de forma multidisciplinar e colaborativa é central aqui na Devell – e é crucial para que possamos construir projetos e processos cada vez mais inovadores como o Terra Nua.

Desenvolver um aplicativo tão cheio de propósito e com capacidade de impactar positivamente a forma como preservamos o meio ambiente e prevenir os desastres ambientais é algo que nunca tínhamos imaginado que iríamos ter a chance de desenvolver, e que dá um orgulho imenso de ter no nosso portfólio!

Leave a comment