Tecnologia também é com elas: como as mulheres fazem a diferença na Devell
Por Elton Martins
Falar da presença feminina em ambientes de tecnologia já não é mais um assunto que fica restrito ao mês de março. A igualdade de gêneros é tema no noticiário, nas discussões do RH, na mesa de bar e também dos objetivos de desenvolvimento sustentável mundiais. No Brasil, o IPEA aponta entre os focos da agenda brasileira para alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas uma série de medidas, que vão desde garantir o acesso a tecnologias de informação e de comunicação (como o acesso ao celular) até medidas para incentivar a independência econômica e a participação política.
Além disso, pesquisas já indicam que times mais diversos são uma importante alavanca para o desenvolvimento dos negócios. Dados da Accenture indicam que modelos inovadores de pensar são até 11x maiores em empresas com culturas mais diversas e igualitárias. E quem trabalha com tecnologia sabe: inovar é fundamental.
Alinhada com o espírito do tempo, a Devell tem o orgulho de contar hoje com 50% de mulheres no time de desenvolvimento. Ainda que sejamos uma consultoria jovem, desde o início temos nos dedicado em garantir a diversidade das nossas equipes. Afinal, que melhor maneira de oferecer uma melhor experiência aos usuários dos nossos apps e sistemas do que ter diferentes cabeças com diferentes vivências para pensar como solucionar nossos desafios?
Diversidade de gênero, de bagagens e de experiências
Mais do que garantir o equilíbrio entre gêneros, nossos processos seletivos se esforçam em garantir que as equipes serão compostas por profissionais que possam agregar valor à equipe por meio de suas diferentes bagagens e experiências. Priscila Oliveira, nossa desenvolvedora mobile e front-end, se formou em design de interiores antes de mergulhar de cabeça na tecnologia, histórico que acaba refletido nas suas práticas de codificação.
“Consigo me atentar mais a detalhes, planejando e organizando as etapas do que preciso colocar em prática”, conta Priscila, que recentemente estreou seu primeiro app na Devell. “Depois de todo empenho, é muito gratificante ver o app publicado e sendo utilizado”, comemora.
Nossas profissionais que vêm de outras formações ou que estão retomando suas carreiras trazem uma experiência de vida, de interação e de colaboração que fazem toda a diferença na qualidade das nossas entregas aos clientes. “A área de TI mudou muito nas últimas décadas: vi a popularização da tecnologia, que antes era distante, cara e elitizada, e que agora é democrática, disponível a todos a um toque”, rememora Gisele Barba, veterana da área de TI que decidiu retomar a carreira na área de teste e qualidade, em uma viagem que a traz desde os cartões perfurados à transmissão via Li-Fi em alta velocidade, conta ela, aos risos.
Crescendo juntas com a Devell
Código não se importa com gênero, idade ou experiências anteriores: o que importa é poder compilar e ver dar certo. E é com essa visão que a Devell busca profissionais para o time. E a integração entre os profissionais da Devell acontece de forma muito natural, cada um aprendendo a superar suas próprias barreiras.
“Existem dificuldades que são inerentes à essas diferenças de maturidade, ao nosso bloqueio natural em sair da zona de conforto, mas estar aberto ao novo, ao diferente, ao difícil traz consigo uma disposição mental e física maior do que qualquer energético ou estimulante, e nos rejuvenesce”, constata Barba, que acaba de concluir a graduação em desenvolvimento de sistemas aos 58 anos.
Com o mindset correto, jovens como Elize Leite, nossa desenvolvedora front-end, crescem ao lado dos nossos profissionais mais seniores, agregando conhecimento e levando o time a se tornar cada vez mais especializado. “Cuido muito da experiência dos nossos usuários. Além de eu mesma também ser uma usuária, fico feliz de poder contribuir para que as nossas criações melhorem o futuro da sociedade”, conta Elize. Assim como os saltos da tecnologia, o desenvolvimento das carreiras delas na Devell também acontece em alta velocidade. É o caso da nossa Dallyane Ribeiro, que em menos de 12 meses saltou de estagiária para tester e, agora, acaba de ser promovida a especialista em requisitos.
“A diversidade da equipe nos torna mais criativos, eficientes e acolhedores. É uma cultura inovadora, que impacta nos resultados e no nosso desempenho”, conta Dally.
Parte do nosso sucesso como consultoria de tecnologia é também resultado da dedicação que estas profissionais trazem para o nosso time. Descobrimos na prática que é por meio da colaboração e de perfis diversos que vamos conseguir compreender em detalhes os desafios dos nossos clientes e entregar os melhores serviços. Por isso, fica aqui nosso agradecimento às nossas profissionais: não só hoje, não só por serem mulheres, mas principalmente por serem profissionais de excelência em nossa equipe. #devellsoul