Cuidando do nosso time em tempos de pandemia
Além de colocar toda a nossa equipe em home office, estamos nos dedicando em garantir que os colaboradores sofram o menos possível com o isolamento desse complicado momento de quarentena
Por Elton Martins
É muito difícil tomar qualquer atitude em meio a tantas incertezas quanto as que vivemos hoje, declaradamente em meio a uma pandemia. Fica ainda mais complicado quando precisamos tomar decisões ágeis e velozes, como nos transformarmos em uma equipe totalmente remota e distribuída, enviando nossos colaboradores para um formato de trabalho em home office. Digitalizar as operações da noite para o dia não tem sido fácil para muitas empresas, e também trouxe desafios para a Devell.
Ainda que já tivéssemos o básico da infraestrutura para funcionarmos distribuídos e remotos, nosso time sempre teve o hábito de atuar de forma muito colaborativa. Estávamos acostumados não só com uma convivência diária, mas também com uma série de encontros para além do expediente. Não era raro que o time da Devell seguisse direto dos computadores para um happy hour, para um encontro na casa de alguém para tocar música ou dançar, ou até mesmo para fazer uma saudável parada na academia (um orgulho!). No entanto, diante da pandemia do novo Coronavírus, precisamos rever todas essas atividades.
Entendemos que esse momento requer de nós um esforço especial, em prol não apenas da saúde dos nossos Devellers, mas também de suas famílias. Por isso, antes mesmo que os governos municipais e estaduais viessem a decretar a quarentena, nos mobilizamos para que todos pudessem trabalhar de casa. Estar fisicamente distante por esse período em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica ficar em casa não significa, contudo, que estamos menos preparados, menos integrados ou menos interessados nos desafios particulares de cada Develler.
E é na vibe da solidariedade e da colaboração deste momento que decidimos compartilhar o que temos feito com o nosso time para superar essa crise temporária. Estamos aprendendo aos poucos, fazendo o nosso melhor e ajustando semana a semana, e quem sabe a sua empresa pode se inspirar e adaptar algumas dessas atitudes para cuidar da sua equipe.
Longe, mas bem perto
Como se fazer presente sem poder estar presente? Por meio de cuidado e atenção. Por isso, nos organizamos para realizar três momentos diários de conversas telefônicas com toda a nossa equipe. Não fazemos isso apenas para acompanhar o andamento das atividades, mas também para amenizar a sensação de isolamento. A ideia é poder conversar mesmo, como faríamos se estivéssemos em uma mesma sala. Queremos saber se todos estão bem em suas casas e ajudá-los a superar as turbulências dessa fase da melhor forma possível.
Check-ins semanais
Da mesma forma que fazíamos presencialmente, nossos encontros semanais estão mantidos, só que agora acontecem virtualmente. Nas últimas horas da sexta-feira, reunimos a equipe toda para conversar sobre a semana que passou, abrindo o espaço para que todos possam colocar suas dúvidas, expor seus desafios e comentar sobre o que vem aí na próxima semana. Essas conversas sempre foram muito importantes e agora têm sido ainda mais cruciais, pois servem também para refinar a forma como estamos trabalhando à distância nesse período.
Happy hour virtual
Ainda que o momento seja mais tenso, não queríamos deixar a nossa habitual descontração de lado. Por isso, decidimos que se não podemos nos encontrar ao vivo e à cores, vamos nos encontrar remotamente e por vídeo: fizemos na última quinta-feira nosso primeiro happy hour virtual. Abrimos uma videoconferência com todo o time com o único e exclusivo motivo de comemorar o fechamento da semana, lembrando a todos que mesmo dentro de suas casas é possível se divertir e relaxar durante essa quarentena.
Colaboração até na vida pessoal
Sempre falamos aqui na Devell sobre construir as soluções juntos, de forma colaborativa, e foi sensacional perceber que isso acaba se transformando em um valor tão forte da nossa cultura que extrapola até os limites do expediente. Sem que precisássemos interferir, nossos Devellers se organizaram para que pudessem ajudar uns aos outros a fazer compras durante esse período de isolamento social. Se alguém precisar comprar algo e não estiver confortável em sair – ou se quiser aproveitar que alguém já estará em direção a um mercado – basta avisar os colegas. As compras estão sendo feitas e deixadas na porta do colega, sem interações ou riscos de contaminação.
Dizem que os momentos de crise ajudam a revelar o caráter das pessoas. Aqui na Devell, estamos muito orgulhosos de ver que essas atividades todas que conseguimos organizar de uma semana para a outra são um reflexo da alma da nossa consultoria de tecnologia. #DevellSoul
Como gestor e líder, sei que superar esse momento de crise não será tarefa fácil. Por isso, é crucial garantir o cuidado com os nossos times durante esse período de maior turbulência. Afinal, é com eles que estamos propondo as melhores soluções para os nossos clientes, e é também com eles que queremos encontrar as melhores alternativas para que a Devell continue fazendo o que faz de melhor.
E você, o que tem feito para cuidar da saúde física e mental dos seus colaboradores? Estamos todos aprendendo juntos: compartilhe suas ações e ideias nos comentários, quem sabe descobrimos novas ideias do que incorporar por aqui também.